Norte






Grupo de estudos e vivências de cultura Celta e Druidismo, com foco no Reconstrucionismo Celta. Criado em 04/05/2011, por Mayra Faro, Ana Olliveira e Carlos Lino, em Belém-Pará-Brasil.
Nosso objetivo com este blog é manter um canal de comunicação com outros grupos druídicos e pessoas interessadas no druidismo e cultura celta, além de divulgar nossas atividades, textos e pensamentos relacionados a espiritualidade celta.

Nemeton é uma palavra céltica e quer dizer bosque sagrado ou espaço sagrado, referindo-se aos locais, geralmente, em meio à natureza como bosques, clareiras, fontes, onde os druidas e druidesas (sábios das sociedades celtas) se reuniam para aprendizados, reflexões e ritos, ou mesmo as redondezas de um santuário ou igreja, durante a época medieval eram consideradas um nemed (do gaélico, "sagrado"). Escritores greco-romanos que entraram em contato com a cultura celta registraram que os cultos às divindades celtas e rituais eram realizados comumente em lugares na natureza, como florestas, rios, colinas. A natureza para os celtas é sagrada, pois é repleta de vida, animal, vegetal e mineral.

Samaúma (Ceiba pentandra) é uma árvore nativa da Amazônia, cuja copa se estende acima do nível das demais árvores. Sua altura pode chegar de 40 a 70 metros. Considerada sagrada por diversos povos indígenas, a “Mãe das Árvores”, como é conhecida a Samaúma possui várias propriedades místicas e terapêuticas. Na crença de algumas tribos amazônicas, da água retida em seu tronco formou-se o rio Solimões. Em outras, acredita-se que ela liga o mundo do céu e da terra, sendo portanto uma “árvore do mundo”, ou axis mundi (eixo do mundo). Os pajés da etnia Ticuna a evocam, pedindo força de comando e cura. A seiva da Samaúma é usada contra conjuntivite, e a decocção da casca é diurética. No oitavo mês de gravidez, as mulheres a ingerem para garantir um parto tranquilo, com bastante líquido. Suas raízes, as Sapopemas, emitem um som característico que ecoa na floresta quando são batidas com algum objeto (como um pau por exemplo), dessa forma as pessoas na mata estabelecem uma forma de comunicação, seja para pedir ajuda, informar algum perigo ou indicar onde há água. Suas sementes, Kapok, surgem geralmente no mês de outubro (quando começa a época chuvosa na Amazônia), e são revestidas por um material parecido com algodão. Ao desprender-se dos galhos, as sementes são levadas pelo vento, levando a possibilidade do nascer de uma nova samaúma... 

Com isso, os membros do Nemeton Samaúma buscam reverenciar a ancestralidade de alma (a Cultura Celta) e a ancestralidade da terra (Cultura Amazônica).

0 comentários:

Postar um comentário