Sul


Walonom é uma Ordem religiosa que trabalha com a antiga espiritualidade Celta. Foi fundada em agosto de 2001 por Jéferson Matthes e Leonir Holz com a finalidade de reunir pessoas que buscassem contato com esta religião e trocarem experiências.

Ordem Walonom hoje tem como objetivo agregar pessoas e grupos, criando e mantendo Bosques e Clareiras pelo Brasil, difundindo a espiritualidade céltica através de um treinamento presencial ou à distância.

---


Contato: finenadairbre@gmail.com
Nemeton Fine na Dairbre foi idealizado em meados de 2006, mas só em 2012 começou a abrir suas portas a novos membros. Este se constitui como um grupo Reconstrucionista Gaélico que possui duas ramificações paralelas que se interconectam: o Comairle (Conselho) e o Bráthair(Irmandade).  A primeira delas é o Comairle Fine na Dairbre, um grupo de estudos cujo objetivo consiste em desenvolver uma base sólida de conhecimento e referência teórica voltada aos aspectos ligados à cultura, sociedade, mitologia e religião Celta Irlandesa e, a partir desta, desenvolver uma prática consistente e o mais próxima da original possível, tanto a nível ritual quanto mental e espiritual, a partir do entendimento de como estes povos e seus sacerdotes pensavam e da reconstrução de seu padrão ideal de conduta e visão de mundo.
Estamos cientes, entretanto, de que uma reconstrução fiel a pensamentos e práticas de uma sociedade extinta a cerca de 2.000 anos, cuja lacuna de saber é irreparável devido, principalmente, a falta de documentos e mitos escritos na visão nativa, sem a interferência conhecida e atestada daqueles que reproduziram partes de sua cultura ou deixaram comentários a seu respeito, seria impossível e mesmo impraticável nos nossos tempos. Portanto, visamos, também, adaptar este conhecimento de forma a serem adequados legal e ideologicamente às questões atuais, acomodando aquilo que não se enquadra a uma conduta aceitável do ponto de vista moderno e fazendo uma releitura de pontos que diferem entre nossos tempos.
A segunda é o Bráthair Fine na Dairbre, que é o grupo ritual, focado no aperfeiçoamento espiritual e observância dos Festivais anuais e demais ritos compreendidos nas práticas religiosas do grupo, também tendo a intenção de auxiliar no desenvolvimento de seus indivíduos e compartilhar experiências, inspirações e técnicas entre seus membros.
Em ambos os casos adotamos um sistema clânico de organização, cujo objetivo é partilhar conhecimento e buscar o crescimento integral do grupo dentro dos parâmetros Reconstrucionistas a que nos propomos. Não possuímos e não desejamos possuir, portanto, uma hierarquia de saber, sendo que é desejado e incentivado que todos construam suas próprias linhas de argumentação, respaldadas por evidências coerentes, e, com isso, possam contribuir para o crescimento da Túathproporcionando novas linhas de raciocínio ou ajudando a consolidar as já abordadas.
---


0 comentários:

Postar um comentário